De acordo com os rumores, o Brasil deve receber em breve a nova geração do S-Cross, que já está à venda na Europa e na Ásia. Além dele, espera-se também o Grand Vitara, que será o possível sucessor eletrificado do Vitara no País. A princípio, o Virtus, irmão do VW Polo, também é um dos carros que irão sair de linha em 2024. Conforme algumas especulações, podemos esperar mudanças no visual, interior e na motorização do automóvel. Agora, o modelo tem traços predominantemente retos, com superfícies sem vincos marcantes, quase como em um Range Rover. Entre as opções de motores estão um 2.5 aspirado de 194 cv, um 2.5 turbo de 281 cv e, por fim, um conjunto híbrido que combina um motor 1.6 turbo a um elétrico, e entrega 180 cv totais. A configuração híbrida conta com um 1.6 aspirado conectado a um motor elétrico para chegar aos 141 cv.
Blazer EV: SUV elétrico desembarca no Brasil para reviver legado
O mercado brasileiro está prestes a se despedir de alguns modelos emblemáticos para o País. Alguns vão sair de linha por conta do baixo volume de vendas, outros por conta da nova lei de emissões do Proconve L7 e da crise de semicondutores. O fato é que o mercado como um todo está passando por grandes mudanças, ainda mais, com a arrancada de modelos híbridos e elétricos. E puxando essa lista da aposentadoria, vem o Volkswagen Gol, um dos modelos mais populares do Brasil. Prestes a sair de linha no Brasil, o Renault Captur nunca foi um sucesso de vendas por aqui. O SUV compacto sempre emplacou menos que o Duster, com o qual compartilha plataforma, componentes e motores.
Em 2023, o Fiat Uno se despede de vez do mercado brasileiro após 38 anos.Não é incomum recebermos questionamentos de leitores que estão em dúvida entre um hatch e um SUV, simplesmente porque os dois têm o mesmo preço.De acordo com Andrade Filho, o custo será decisivo na escolha de um modelo próprio.Em relação aos números de vendas neste ano, o hatchback teve 380 unidades emplacadas entre janeiro e novembro.Apresentado em julho de 2023, durante o lendário festival de Goodwood, no Reino Unido, o carro foi desenvolvido por uma equipe formada por mais de cem engenheiros, liderados por Albert Biermann.
Brasil sobe uma posição no ranking da Fifa; veja o top 10
Outro modelo que é um velho conhecido do brasileiro, oHyundai Santa Fé voltará ao nosso mercado. Desta vez, conforme falamosacima, com importação de responsabilidade direta da Hyundai, que poderá vendero modelo nas concessionárias HMB. O SUV médio chegou a ter a produção na unidade do Grupo Caoa em Anápolis (GO) suspensa em 2022 devido à adequações na linha de montagem e também às questões de emissões do Proconve P7. A mudança na trajetória na oferta de motorizações do HB20 demonstra que a Hyundai passou a acreditar mais em seu motor turbo. Além disso, a marca já confirmou que a planta goiana passará a produzir novos modelos a partir de 2025. E são grandes as chances de uma das estreias por lá ser a do novo Tucson, que a Caoa já havia prometido para o próximo ano. De acordo com Andrade Filho, o custo será decisivo na escolha de um modelo próprio.
Após novo acordo com a CAOA, montadora anuncia novidades para o mercado brasileiro
No entanto, nesta nova geração, as duas picapes vão passar por uma unificação de projetos. No Brasil, por outro lado, hb20 azul sedan a nova S10 só deve chegar entre o fim de 2023 e o início de 2024. O SUV compacto que chegou aqui em 2010 nada mais é do que a segunda geração do Tucson. Curiosamente, o modelo convive hoje com a sua terceira geração, chamada por aqui de "New Tucson".
Renault Stepway e Logan são carros que vão sair de linha 2024
Em todo caso, os dois carros já pararam de ser fabricados e serão substituídos por novos elétricos, sendo o Equinox EV o primeiro a chegar. Por fim, o último dos carros que irão sair de linha em 2024 é a atual geração do francês Captur. Isso acontece já que o SUV médio não faz tanto sucesso por aqui. Outro modelo dentre os carros que irão sair de linha em 2024 é a BMW Série 3. Na verdade, o que vai acontecer é a chegada de uma nova geração do sedã. Inclusive, já está sendo vendida lá na Europa, com novas atualizações visuais (como faróis, para-choque e grade frontal). Mantendo-se atualizado com as tendências automobilísticas, descubra em nosso guia conciso quais carros vão sair de linha em 2024.
Flagra: Volkswagen Nivus 2025 vai mudar mais do que pensávamos
Segundo a Hyundai Brasil, sua linha de montagem no interior paulista já opera em seu limite de capacidade, que é de 200 mil unidades anuais. Com o novo acordo, a empresa poderá se aproveitar melhor da fábrica da Caoa em Goiás a partir de 2025. O CEO da Hyundai HB20 Sedan 2024 afirma ainda que não é possível garantir redução de preços, mas que o novo acordo deixará a empresa mais competitiva no mercado. Além destes modelos a marca apontou que novas versões do Hyundai Tucson e HR estarão em breve nas lojas da marca. O ix35 deixou de ser produzido em dezembro, prazo máximo para os modelos que não atendiam a fase 7 do Proconve. De lá pra cá, as unidades disponíveis em estoque seguem sendo vendidas. Mais um carro sai de linha no Brasil após as mudanças nas legislações de emissões e ruídos do Programa de Controle de Emissões Veiculares, o Proconve.
O carro tem sua produção encerrada e sai de linha agora em 2023. Ser elétrico deu ao Ora vantagem no desempenho e no menor custo de manutenção. Enquanto ter motor a combustão garante autonomia e versatilidade superiores às do Creta. Mas há outros aspectos a considerar, no caso particular deste comparativo. O GWM se destacou em comportamento dinâmico, acabamento e tecnologias de auxílio à condução, além de ter revisões gratuitas.
BMW 420i Cabrio: carro de luxo chega ao Brasil com novas tecnologias; veja preço
Lançado em 2004 e recém chegado ao Brasil em 2006, o sedã médio de maior qualidade do mercado brasileiro vai sair de linha também para dar lugar ao Stepway, o novo SUV compacto da Renault.Fim de ano sempre gera expectativas sobre carros que podem não virar o calendário.De janeiro a outubro de 2023 acumulou pouco mais de 6.500 unidades vendidas.A cabine bicolor confere modernidade, e o quadro de instrumentos digital (10,25") e a multimídia (10,25") combinados na mesma moldura evidenciam sofisticação.
Já para a nova Toro, que também chegou em abril e tem menos rivais, a mudança a coloca em posição de vantagem para a possível chegada de novas concorrentes, como a Ford Maverick. CVT é uma sigla em inglês que significa transmissão continuamente variável. Ele funciona por polias e correias que podem variar a relação de câmbio infinitamente. Um de seus pontos positivos é possibilitar ao motor trabalhar em rotação uniforme, sem hiatos, deixando o consumo e a performance melhores. O motor é o mesmo 1.3 que a Strada já utilizava desde o lançamento da atual geração em 2020.
Em 2023, o Fiat Uno se despede de vez do mercado brasileiro após 38 anos. Além disso, a montadora encerrou a produção do Siena, Doblô e Palio em anos anteriores. A divisão dos carros por categorias ajuda a organizar o mercado e a balizar os preços. Mas essa regra, normalmente, não é seguida no momento da compra do zero-km. Não é incomum recebermos questionamentos de leitores que estão em dúvida entre um hatch e um SUV, simplesmente porque os dois têm o mesmo preço. E a chegada dos elétricos ampliou esse tipo de situação, não só em número, mas também em virtude da tecnologia completamente diferente.